segunda-feira, 28 de março de 2016

DCE da UFMA convoca população para protestar contra aumento de passagens na Grande Ilha


O DCE 17 de Setembro, Gestão “Unindo Vozes Consolidando Ideias”, vem se manifestar contra o aumento abusivo das tarifas implantadas pela Prefeitura Municipal de São Luís, através do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, e pelo Governo do Maranhão, através do governador Flávio Dino (PCdoB)!

Não estamos somente contra o aumento, mas contra o sucateamento do transporte urbano que se prolonga nos últimos anos pelos seguintes pontos:

1. O aumento é extremamente abusivo, pois os valores fogem dos padrões de qualidade especificados e exigidos pela SMTT sobre as empresas do transporte coletivo.

2. A Secretária Municipal de Trânsito e Transporte - SMTT, antes de se preocupar com o falso "prejuízo" dos empresários, DEVERIA COMBATER a péssima qualidade e a falta de renovação da frota que em muitos casos já ultrapassa o prazo estabelecido em muitas capitais. Em São Luís é fácil encontrar ônibus circulando com 10 ou até 15 anos de uso, ocasionando desconfortos, além dos inúmeros transtornos causados aos passageiros e ao trânsito por problemas mecânicos devido ao péssimo estado de conservação, aumentando ainda mais o já caótico trânsito com inúmeros engarrafamentos e sacrificando o usuário do sistema público de transporte.

3. Aumento das tarifas sem melhora na qualidade do serviço prestado é um crime contra a população, e não pode acontecer sem justificativa.

4. Em São Luís não se discute Transporte Público, não consultam as Associações de Moradores dos bairros, não se preocupam com as necessidades dos bairros, das linhas, dos trajetos e percursos tradicionais usados por pedestres e condutores.

5. Os empresários tomam de conta do Transporte Público Municipal. Em vez de seguirem as exigências da SMTT, são eles que têm feito exigências a ela, impondo como deve atuar. Um fato muito comum é a falta do cumprimento das especificações dos horários, tanto no início, como no encerramento das linhas, prejudicando milhares de trabalhadores e estudantes que precisam chegar no horário em seus compromissos e retornar para as suas casas, principalmente no horário da noite. Além disso, o Procon precisou intervir para exigir que os elevadores para cadeirantes estivessem todos operando, o que antes dessa intervenção era bastante raro ver os mesmos funcionar, ou por falta de perícia do operador (motorista e/ou cobrador) ou mesmo pela falta de conservação e mesmo a inexistência destes em muitos ônibus que circulam na cidade.

6. Falta de um plano de mobilidade urbana claro, definido com a participação da população e da sociedade civil organizada, onde se discutam os anseios e reivindicações, contemplando qualidade e custo-benefício, não audiências públicas fantasmas ou de última hora só para oficializar os aumentos.

7. O governador Flávio Dino (PCdoB) poderia reduzir os impostos que oneram o setor do Transporte Público dos Municípios da Região Metropolitana, pois além do aumento da tarifa no transporte da cidade de São Luís, também teremos aumentos nas tarifas das linhas da grande ilha, ou seja nas linhas do Transporte Público Intermunicipal, pois a passagem será uma das mais caras do país, o que acarretará num grave crime contra o direito de ir e vir da população mais carente, do trabalhador, do estudante e principalmente da população dos bairros mais afastados que geralmente são das cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O aumento das passagens nas linhas metropolitanas foi dado pelo Governador Flávio Dino.

Por isso convocamos você, estudante, trabalhador, usuário dos ônibus, para se unir conosco na luta pela garantia, de fato, de um Transporte Público de qualidade para a população ludovicense e cidades vizinhas!

O local de concentração será em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, Centro de São Luís, a partir das 15h.

Leia também:

O Jogo de "Cartas Marcadas" na Greve dos Rodoviários

Por uma "Faxina" no Setor de Transportes de São Luís

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.