terça-feira, 15 de março de 2016

Polícia brasileira mata 5 por dia; maioria é afrodescendente, diz ONU

Em 2015, cerca de 2.000 pessoas foram mortas no Brasil em decorrência de ação policial, relatou a ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a polícia brasileira é a responsável por cinco mortes a cada dia no país, totalizando apenas em 2015 cerca de 2.000 casos. O alerta foi feito na quinta-feira (10) pelo Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Bin Hussein.

Na ocasião, Zeid fez seu balanço anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo. Entre os cerca de 30 países citados pelo alto comissário, a situação brasileira teve seu destaque ao tratar do racismo contra pessoas afrodescendentes.

"No Brasil, o governo tomou ações para lidar com os direitos sociais de pessoas afrodescendentes, especialmente no campo da educação", reconheceu Zeid. "Apesar disso, foi amplamente informado sobre a insegurança que muitos jovens afro-brasileiros sentem diante da violência policial e da impunidade", disse.

"Mais de 2.000 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil no ano passado e eles eram, de forma desproporcional, de afrodescendência", relatou Zeid.

Essa é a segunda denúncia que as Nações Unidas apresentam sobre a violência policial no Brasil neste mês. No último dia 08, o relator da ONU para a prevenção da Tortura, Juan Mendez, também acusou o Brasil de não dar respostas à violência policial. Para ele, os homicídios cometidos por policiais não são a exceção, mas, sim, "a regra".

Com informações do portal UOL

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.