sábado, 28 de setembro de 2013

"CONVIDADO" A SAIR, BIRA ANUNCIA DESLIGAMENTO DO PT/MA


Por Hugo Freitas

O deputado estadual Bira do Pindaré foi "convidado a sair" do Partido dos Trabalhadores do Maranhão (PT/MA), legenda pela qual exerce seu atual mandato parlamentar na Assembleia Legislativa (AL). O "convite de desfiliação" partiu do presidente do diretório estadual da legenda, Raimundo Monteiro, através de carta endereçada ao deputado.

A carta assinada por Monteiro é uma negativa ao pedido de Bira de aparecer nas inserções do partido no rádio e na TV. Segundo os motivos alegados pelo presidente estadual da sigla para não deixar Bira aparecer no horário eleitoral, juntamente com os outros petistas, é a de que a posição do parlamentar "tem causado certo desconforto no interior do partido".

Bira do Pindaré era um caso complicado de se entender até então. Sendo um deputado petista, ele faz oposição ao governo de Roseana Sarney (PMDB), mesmo o PT/MA fazendo parte do grupo governista.

Ao lado de Rubens Júnior (PCdoB), Othelino Neto (ex-PPS e atual PCdoB), Cleide Coutinho (PSB), Marcelo Tavares (PSB) e Eliziane Gama (PPS), Bira integra a chamada "bancada oposicionista" da AL, se posicionando sempre contra o governo e, consequentemente, contra o seu próprio partido.

Nas palavras de Monteiro, fica claro o descontentamento do campo majoritário do PT/MA com o deputado Bira. "A sua permanência na legenda vem se mantendo difícil, e mais recentemente INSUPORTÁVEL, especialmente em razão de suas justas expectativas de se manter na oposição ao Governo do Maranhão, enquanto o Partido dos Trabalhadores compõe altos cargos no plano estadual", escreveu Monteiro.

O presidente da legenda no Maranhão foi enfático ao afirmar que Bira não irá aparecer no horário de propaganda eleitoral e convidou-o a se retirar do partido sem a ameaça de perda do mandato. "Ratificamos que a direção estadual não atenderá o seu pedido de aparição na propaganda estadual do partido, ficando Vossa Excelência desde já CONVIDADO A SE DESLIGAR DO PARTIDO (...), renunciando de logo ao direito de requerer judicialmente a perda do seu mandato de deputado estadual".

Bira não gostou da negativa de Monteiro e anunciou sua saída do PT/MA

A par do conteúdo da carta do presidente do PT/MA, o deputado Bira anunciou, em reunião realizada na manhã deste sábado (28) com representantes do movimento intitulado "Resistência Petista", ala do PT maranhense que se opõe à aliança do partido com o PMDB da governadora Roseana Sarney, que não vai continuar na legenda.

O principal motivo para a decisão de Bira é precisamente o fato do próprio presidente da legenda garantir que não irá requerer na Justiça o mandato do parlamentar. Assim, o deputado está "livre" para seguir novos caminhos permanecendo no cargo eletivo, já que a sua permanência na agremiação, nas palavras de Monteiro, era de "completa incompatibilidade".

Leia também:


O anúncio oficial deverá ser feito na próxima terça-feira (1º), em sessão na Assembleia. Bira tem convite de quatro legendas para se filiar: Solidariedade, PCdoB, PDT e PSB.

O mais provável é que Bira vá para o partido comunista de Flávio Dino, já que a intenção dos "dinistas" é justamente ampliar a base oposicionista do partido na AL e fortalecer o projeto de Flávio para as eleições de 2014, que já conta com os deputados Rubens Júnior, líder da bancada, e com os recentes "elitistas catequizados na ideologia comunista", Raimundo Cutrim e Othelino Neto.

Resta uma questão a ser respondida: ainda haverá espaço para uma "oposição interna" no PT/MA ou será o fim da "Resistência Petista"???

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas também pelo Twitter e pelo Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.